Restauro Aparador

A proposta que a Helena me fez para esta peça foi difícil de aceitar. Não costumo alterar móveis tão bonitos e em bom estado estrutural como este.
A sua determinação, o facto do móvel ter um valor sentimental e só com estas alterações poder ficar com ele, e o meu desafio, fizeram-me finalmente decidir fazer este trabalho.

As alterações pedidas foram: diminuir 60 cm no comprimento e 10 cm na altura; entregar o móvel na fase da madeira preparada para o acabamento para que a Helena o pudesse fazer.
As calhas dos vidros e a barra inferior foram retirados para facilitar o corte. Os pés foram cortados para a altura pretendida.
Depois de feitas as marcações guia o tampo e a base foram cortadas. Os favos interiores do tampo foram aproveitados para reforçar esta zona com ripas de madeira que fortaleceram a união das duas partes. Na base, os favos exteriores e maiores foram preenchidos com placas de contraplacado, aparafusados e colados entre si, aproveitando uma sobra do corte dos pés para fazer um quinto pé escondido que reforçou esta zona.
Depois da alteração estrutural, o acabamento antigo foi eliminado e a madeira preparada para receber o acabamento.
A prateleira e vidros foram cortadas pelo Sr Paulo da Vidraria Audico.

Junho 2023


ANTES & DEPOIS


PROCESSO