MS02 | Desenho e Construção

Móvel concebido para uma instalação sonora interactiva no âmbito do projecto Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade.

Móvel com gavetas cujas frentes em xilogravura representam um mapa abstrato de uma parte da cidade de Coimbra com o rio Mondego e as suas quarto pontes. A abertura de cada uma das gavetas reproduz um som específico, permitindo a quem o utiliza construir a sua própria paisagem sonora.

Requisitos
Ser o mais leve e compacto possível, e de fácil transporte. Ter um espaço específico nas traseiras, depois das gavetas, que permitisse a montagem dos sensores essenciais à instalação sonora. Ser composto por trinta e cinco gavetas, de fácil abertura e fecho, suficientemente robustas para aguentarem a utilização frequente e exploração dos sons que delas “sairiam” na sua abertura durante esta e futuras apresentações. As gavetas teriam de ser todas isoladas internamente umas das outras para que a correcta activação do sensor correspondente a cada uma delas não fosse comprometida. Ter um mapa da cidade de Coimbra na frente das gavetas.
Para além destes requisitos iniciais, houve ainda uma atenção especial na altura da base para que as gavetas pudessem ser utilizadas por crianças e adultos.

Proposta
Para as frentes de gavetas foi proposto que o mapa da cidade de Coimbra fosse representado através da técnica de xilogravura, oferendo-lhe um aspecto mais orgânico e permitindo a impressão do trabalho de gravação do mapa em papel. Tendo sido aceite a proposta, foram realizados testes digitais e em xilogravura com um segmento aleatório do mapa para visualização cromática do resultado final. Posteriormente optou-se por outro segmento do mapa de Coimbra e com resolução de ruas e rio a branco.

O MS02 foi desenhado visando o equilíbrio entre a fruição interactiva do móvel e a sua estética final: a proporção das gavetas, as dimensões finais, o contraste entre a solidez da parte superior e a leveza da parte inferior, a organicidade fornecida pela xilogravura.

Construção
Foi utilizado contraplacado de bétula de 15mm para construção da caixa exterior e contraplacado de choupo de 12mm na construção das gavetas e na grelha interior de separação destas, assim como na placa para xilogravura das frentes de gavetas.
As corrediças foram escolhidas para permitir fácil abertura e fecho das gavetas.
Para a base metálica foi usado perfil de ferro em L de 4mm, posteriormente atacada com ácido muriático para chegar ao aspecto final enferrujado.

Cupim Ruim (Cristiana Bastos)
Desenho do móvel, pintura da caixa, acabamento enferrujado da base metálica e xilogravura das frentes de gavetas.


Construção da caixa em colaboração com a Carpintaria António Pedro.

Junho 2021

PROJECTO

Esboços, teste em desenho digital para xilogravura e móvel final.


CONSTRUÇÃO DE CAIXA E GAVETAS

Colaboração da carpintaria António Pedro para construção da caixa do móvel, com grade interior e corrediças para 35 gavetas, em contraplacado de choupo.


TESTES DE XILOGRAVURA

A partir de um segmento de um mapa estilizado da cidade de Coimbra, foram feitos dois testes em placas pequenas de MDF, com resultados cromáticos opostos.


DESENHO E GRAVAÇÃO NA PLACA

O segmento do mapa escolhido foi projectado e marcado na placa. O desenho foi depois gravado com goivas, uma xilogravura que deu origem a duas impressões em papel e às frentes de gavetas do móvel.


TINTAGEM DA MATRIZ

Depois de gravada a placa foi tintada com tinta tipográfica e feitas duas impressões em papel com a técnica da colher de pau.


CORTE DA PLACA COM XILOGRAVURA

Depois de pronta a gravação e tintagem da placa de xilogravura, esta foi cortada em trinta e cinco rectângulos que foram aplicados como frentes das gavetas formando o mapa de Coimbra na frente do móvel.


MONTAGEM DAS FRENTES DAS GAVETAS COM XILOGRAVURA

Colaboração da Carpintaria António Pedro no corte e aplicação dos trinta e cinco rectângulos resultantes do corte da matriz da xilogravura nas frentes das gavetas.


BASE DE FERRO

A estrutura em ferro construida como base do móvel foi toda polida para depois se fazer o processo de enferrujamento final.


Ver INSTALAÇÃO MOBILIÁRIO SONORO 02 (MS02) NO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO aqui